Alimentação12 min de leitura25 de janeiro de 2026

A nova pirâmide alimentar faz tanta diferença assim?

Talvez você esteja focando nas coisas erradas e nem sabe!

Olá, pessoal! É um prazer estar aqui mais uma vez conversando com vocês!

Como muitos já sabem, tivemos algumas atualizações muito interessantes na pirâmide alimentar! Eu queria conversar um pouco com vocês sobre as que se destacaram. Mas, além disso, quero dar meu parecer sobre a real importância de termos ou não uma pirâmide alimentar bem definida.

Muitos desses pontos eu inclusive já vinha falando com meus pacientes há muito tempo! Vamos lá?

O que mudou?

Você pode estar se perguntando:

Doutor, ouvi muita gente falar dessa tal pirâmide. Mas o que realmente mudou?

É uma dúvida muito pertinente. A nova diretriz trouxe várias recomendações mas, abaixo esclareço os três principais pontos pra vocês!

Comida de verdade!

O primeiro ponto que precisamos nos atentar é aquilo que todos nossos antepassados já sabiam: precisamos comer comida de verdade! Quando eu falo isso quero dizer: afaste-se dos ultraprocessados!

Na pirâmide anterior, não tínhamos tanta ênfase nisso. A nova alerta diretamente sobre isso! Evite alimentos refinados, refeições prontas, produtos com aditivos.

Lembra dos seus avós falando algo como "comida boa é a que a terra dá"? É mais ou menos isso! Quanto mais você se afasta do que é industrializado e do fast-food, melhor!

Proteína sempre!

O segundo ponto é que temos uma indicação clara de termos proteínas em todas as refeições. Indicam inclusive como meta que tenhamos um consumo de 1,2 a 1,6 gramas de proteína por quilo de peso do paciente... Isso quer dizer que, se você pesa 100 quilos, você deveria consumir de 120 a 160 gramas de proteína ao dia, por exemplo.

Já vínhamos falando muito da relação Proteína / Energia. Nela, dividimos quantos gramas de proteína você consumiu no dia pelo total de calorias que você consumiu nesse mesmo dia. Valores maiores, desde que sem exageros, geralmente representam refeições melhores.

Mais proteínas ajudam você a aumentar saciedade e, principalmente, preservar massa magra. Se você está perdendo peso sem muita fome, está mantendo força e funcionalidade, e está tendo uma adesão boa à dieta, provavelmente sua relação Proteína / Energia está boa!

Açúcar adicionado? Nem pensar!

A nova pirâmide ainda mantém a recomendação anterior de restringir as calorias advindas de açúcares adicionados em, no máximo, 10% do total, mas reforça que nenhuma quantidade de açúcares adicionados é ideal. Também reforça a importância de se evitar adoçantes artificiais quando possível.

E o que tirar disso tudo?

Pra quem já é fã de carteirinha da AltLive, nada novo sob o sol! Vamos continuar comendo comida de verdade, fugindo dos ultraprocessados, fugindo dos açúcares e nos aproximando das proteínas!

Mas doutor... Acho muito fácil me perder nessas recomendações em algum momento...

Como faço pra me organizar melhor? Me parece tão difícil ficar me policiando...

Excelente! Acabamos de puxar um princípio muito importante a ser abordado:

Simples é melhor do que complexo!

Imagina que você tem um filho de 11 anos e faz o seguinte pedido pra ele:

Filho, leva essas chaves pro seu pai lá na sala, por favor.

Parece simples, certo? E realmente é! A chance de ele conseguir fazer isso é extremamente alta! Não tem muito como se perder nos comandos, a menos que ele esqueça e se distraia no meio do caminho. Mas como o objetivo é curto e pode ser cumprido em pouco tempo, provavelmente ele não terá problemas!

Agora, imagine que você dará este comando a ele:

Filho, vou precisar sair e tenho algumas tarefas pra você.

Deixei algumas louças na pia por lavar porque estou atrasada, preciso que você lave, mas não se esqueça de usar a parte amarela da esponja nas louças com antiaderência para não estragá-las.

Também, solicitei que o moço da farmácia trouxesse uma medicação. Deve chegar agora pela manhã. É muito importante que você a guarde na geladeira.

Ah, também alimente o Pitoco, não vou conseguir colocar ração pra ele. Deixei a ração na despensa. Você não tem prática com isso, mas acredito que você não terá problemas.

Qual a chance de, quando você chegar, seu filho pré-adolescente não ter feito alguma das coisas direito? Altíssima! Olha o tanto de comandos ele vai precisar cumprir! Olha como a complexidade pode afastá-lo de cumprir os objetivos!

Dei esse exemplo para ilustrar, mas pode ser muito bem aplicado ao emagrecimento. Dentre as opções abaixo, qual você acha mais provável de você conseguir seguir:

  • Contar caloria por caloria, pesar todas as refeições, fazer dietas mirabolantes, mudar totalmente sua rotina?

OU

  • Registrar peso e refeições diariamente, acompanhando a tendência do peso e a qualidade das refeições, com modificações graduais?

É claro que a segunda opção é mais favorável! Quanto mais graduais forem as modificações na sua rotina, quanto mais simples forem suas ações, maior a chance de sucesso!

Doutor, e qual é a melhor forma de exercer a simplicidade na prática?

A AltLive já pensa nisso desde sua fundação. Simplificamos, e muito, a forma como você entende as refeições. Vem comigo que eu te explico!

O sistema de classificação das refeições da AltLive

Para simplificar o entendimento das refeições, a AltLive classifica suas refeições em verde, amarela ou vermelha. Vamos entender essa classificação:

EVITE
CAUTELA
LIVRE
  • Verdes: As refeições verdes são livres. Consuma sem maiores preocupações.
  • Amarelas: Não são necessariamente vilãs, mas existe algum ponto de cautela.
  • Vermelhas: Essas sim são vilãs! Evite o máximo que puder!

Ao utilizar nossa ferramenta, a classificação é dada por inteligência artificial, e avalia a refeição como um todo, considerando pontos como: total de calorias, quantidades, grau de processamento, e muitas outras coisas.

Se a refeição for amarela ou vermelha, você recebe uma justificativa e uma dica para melhorar a refeição. Ou seja, ao invés de oferecermos um cardápio pronto que, muitas vezes nem consideraria sua rotina, nós oferecemos aprendizado com as suas pŕoprias refeições habituais.

Além disso, também traçamos metas: no máximo 1 amarela por dia e 1 vermelha por semana. Claro que às vezes passamos da conta, mas só sendo transparentes e registrando nossas refeições, mesmo que ruins, temos mais clareza de como melhorar a cada dia.

Vê como isso é bem mais simples do que ficar pesando refeição e contando calorias?

E aqui surge sempre uma dúvida:

Mas, doutor... Isso me parece muito simplista.

Como eu vou saber se estou tendo déficit calórico se eu não contar calorias?

Aqui vem outra premissa da simplicidade que eu sigo:

Se você está emagrecendo, você provavelmente está em déficit calórico.

Se você está registrando suas refeições, a maioria delas é verde e a tendência no seu gráfico de peso é de perda, contar calorias e pesar refeições é matar formiga com um canhão!

Sou partidário de deixarmos a complexidade pro que for complexo. Contar calorias e pesar alimentos pode fazer sentido se:

  • Suas refeições já são majoritariamente verdes;
  • Você não consegue encontrar suas falhas;
  • O peso não cai apesar de fazer tudo certo, por pelo menos um mês.

Mas garanto: as chances de você fazer tudo certo e o peso não cair, mais cedo ou mais tarde, são ínfimas!

Tudo bem, doutor. Mas onde a pirâmide alimentar entra na jogada?

  • Se você é nosso assinante, não precisa se preocupar! Nossa ferramenta já leva em consideração os princípios ao classificar as refeições.

  • Se você não é assinante, também não é nada de outro mundo: evite açúcares, evite ultraprocessados, aumente proteínas!

Concluindo...

As modificações realizadas na pirâmide alimentar são muito importantes para conscientizar o público acerca das características que tornam uma refeição mais ou menos saudável.

Mas, no fundo, nós já sabemos, na maioria das vezes, o que é saudável ou não. Só não seguimos...

Sabemos que um bolo de chocolate é vermelho, mas mesmo assim comemos...

Sabemos que frituras são vermelhas, mas consumimos...

Sabemos que uma salada é verde, mas muitas vezes evitamos...

Quer saber? Talvez o que a gente precise não seja decorar uma nova pirâmide alimentar, mas mudar nosso comportamento profundamente.

Gostou do conteúdo?

Siga no Instagram para mais dicas de saúde e bem-estar